Pastilha de Vidro na Cozinha

Oi Pessoal! Vamos falar um pouco sobre pastilha de vidro?  Quando iniciei o projeto da Cozinha não sabia ainda que material iria utilizar naquele espaço entre o armário aéreo e o armário de piso também conhecido como frontão.

Mas foi a decisão de fazer uma cozinha clean sem revestimentos em todas as paredes que se fazia necessário colocar cor e vida ao ambiente destacando apenas alguns pontos da cozinha e essas cores estariam presente tanto nos móveis como no revestimento de áreas molhadas ou sujeitas a sujeiras provenientes de respingos do preparo de alimentos.



Na imagem acima da para ja se ter uma idéia que a Cozinha é um modelo americano que possui uma ilha Central onde vai fica a pia conjugado com um balcão de madeira que divide Cozinha de Sala de Jantar, ao fundo ainda coberto com papel esta o destaque dessa postagem de hoje as pastilhas de vidro que estão cobertas com papel pardo para evitar o pó da massa corrida e a tinta que sera aplicado nas paredes.

Comecei a me decidir sobre a combinação de cores a partir do momento que comprei as arandelas que são essas luminárias acima do balcão na primeira foto.

Luminária Taschibra Design Td 622 1xE-27, custo R$59,99 a unidade em Julho/2015 no site www.extra.com.br


Optei pela cor vermelha depois de analisar várias cozinhas clean que combinava muito bem com o vermelho e para não perder a harmonia visual do ambiente decidir que além das luminárias as banquetas do balcão também deveria ser vermelho bem como o frontão de fundo do armário.


Pastilha vidro 30x30 cristal vermelha- CM-01 Colortil - Custo R$9,90 a placa.
Agosto/2015 (www.leroymerlin.com.br)

Com as cores em mente já definida comprei as placas de pastilha da linha Colortil que tem um bom preço e não são aqueles vidros resinados com aparência de plastico, essas são vidro mesmo.


As placas com medida 30x30cm  necessita de 11 placas para cada metro quadrado assentado.


Empolgado com várias experiências de outras pessoas do estilo faça você mesmo, comecei a assentar a pastilha, mas para quem pensa que o processo é fácil pode se enganar.


Essa é a visão a partir da sala de Jantar do Armário de Cozinha antes do Assentamento das Pastilhas.


Com o espaço liberado após a retirada dos móveis comecei o trabalho de assentamento aplicando a argamassa na parede.


Primeira dificuldade: Usei exatamente a medida de água para preparar a argamassa conforme orientado na embalagem do fabricante  mas ainda assim a massa ficou um pouco mole o que de certa forma dificultou o posicionamento das pastilhas na parede.


Solução: Como alternativa para manter as placas alinhas utilizei pequenos pregos embaixo da primeira fileira de pastilha de cada placa e a todo momento com a ponta da desempenadeira ia tentando manter alinhado o máximo possível as placas entre-si.


Esse na foto acima é meu sobrinho Michael que ajudou no assentamento dessas pastilhas. Durante o assentamento é sempre bom se afastar um pouco da parede e verificar se esta tudo alinhado.


 Ainda tomando todos os cuidados pode ocorrer das pastilhas não ficarem totalmente alinhadas e ai rejuntar com rejunte branco pode destacar mais ainda o desalinhamento o que para algumas pessoas pode dar até um ar de charme mas para a maioria passa desapercebido pois nem se nota. 

De qualquer forma decidi não destacar as pastilhas passando o rejunte branco.  

Então qual cor de rejunte usar? E nesse caso apenas o vermelho combinaria com a própria pastilha além de ser fundamental uma cor escura.

Fonte: (http://blog.sincenet.com.br/argamassas-coloridas)

Fiquei impressionado com imagem de uma cozinha com pastilha e rejuntada em vermelho e decidi que seria vermelho o rejunte.

Segunda Dificuldade: Visitei várias lojas de material de construção e em nenhuma encontrei o rejunte Vermelho em uma loja o vendedor até disse que esse rejunte deveria ser feito em lojas especializada de fabricação de piscinas (como assim!? Nunca vi uma piscina vermelha).

Solução: Resolvi criar meu próprio rejunte, comprei a argamassa para pastilha de vidro Quartzolit que tem a função de assentar e rejuntar e comprei também o pó xadrez muito usado para colorir pisos.



A mistura do pó xadrez com a argamassa deve ser feita em pequena quantidade para não ficar um vermelho muito claro e também um vermelho muito escuro. 


Somente se aproximando muito se tem a visão do desalinhamento como se pode notar na foto.




A a todos que desejam se aventurar com essa idéia deixo abaixo o procedimento de assentamento retirado do site da Quartzolit, Boa Sorte a todos!!!

Assentamento de Pastilha de Vidro

1



1. Mistura com água limpa (proporção indicada na embalagem):
Em um recipiente estanque, limpo, protegido do sol, vento e chuva misture todo o conteúdo de um ou mais sacos até obter uma consistência pastosa e firme, sem grumos secos. Deixar em repouso por 15 minutos, remisturando antes do uso. Utilize a argamassa no prazo de, no máximo, 2 horas e 30 minutos (em temperatura ambiente de até 20 ºC; acima dessa temperatura o prazo será reduzido)
 
 
 
 
2


2. Aplicação da argamassa na base com desempenadeira (espessura de 3 mm a 5 mm):
Estenda a argamassa com o lado liso da desempenadeira, em seguida passe o lado denteado em ângulo de 60º em relação à base, formando cordões e sulcos. Remisture a argamassa retirada com os dentes da desempenadeira ao restante do material preparado sem adicionar mais água. Procure estender a argamassa sobre a base para o assentamento de 3 a 4 placas de pastilhas de cada vez.






3. Com a desempenadeira de borracha espalhar argamassa no verso das placas, preenchendo as juntas entre as pastilhas, evitando deixar excessos do produto. Sobre os cordões ainda frescos, aplique as placas já rejuntadas






4. Aplique as peças e pressione com os dedos, batendo com martelo de borracha ou desempenadeira apropriada, utilizando um gabarito plano de madeira sobre as placas de pastilhas aplicadas até conseguir o amassamento dos cordões e obter o contato de todo o verso da placa com a argamassa. A espessura da camada de argamassa depois do assentamento das cerâmicas deve ser de, no mínimo, 3 mm, e, no máximo, 5 mm. Realize o teste de aderência durante a aplicação, conforme orientação técnica em Sistema de Aplicação





5. Limpeza final:
Inicie a remoção do papel quando a argamassa estiver firme, em média, 1 hora após o assentamento. Dê acabamento com esponja levemente umedecida até, no máximo, 40 minutos da retirada do papel. Para pastilhas unidas por ponto de cola, não passe argamassa no verso, assente com desempenadeira de 8 x 8 x 8 mm e rejunte-as imediatamente após o assentamento com a própria argamassa. Dê acabamento após 40 minutos com esponja levemente umedecida.




Liberar para o tráfego:
Pessoal da obra, com cuidado, após 72 horas;
Todo o tráfego em área internas, após 7 dias.

Fonte: http://www.weber.com.br/assentar-revestimentos/o-guia-weber/produtos/pastilhas-assentamento-e-rejuntamento-simultaneo-de-pastilhas-de-ceramica-porcelana-e-vidro/webercol-pastilhas-interiores.html



Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários: