Frontão? O que é isso?

Frontão basicamente é aquela pequena ou larga faixa sobre a pia ou lavabo do banheiro, sabendo disso então basta visitar uma dessas lojas de departamento para encontrar diferentes modelos, eu diria talvez mas na verdade ao invés de ir em uma dessas mega lojas que mas parecem com um shopping  lhe convidaria a dar um passeio no cemitério, mas calma você deve esta me achando um louco falando em cemitério mas ao longo dessa postagem você vai me entender.

20090227-voodooD


O grande barato da reforma é descobrir coisas que você nunca havia visto ou que você embora ja estivesse visto não saberia as inúmeras opções de combinações possíveis para decorar o ambiente da casa.

O frontão esta presente em todas as pias, lavabos ou tanques eles podem ser baixos ou altos e a sua principal função é evitar que a parede seja molhada além de facilitar a limpeza de respingo de gordura quando o fogão faz parte da mesma bancada da pia os famosos cooktop, para esse último caso as peças esmaltadas ou de vidro são a melhor opção.

duetto-dani-3

Evidente que quando comecei a pesquisar sobre frontão a ideia principal era muito além da sua função de proteção mas também de criar um espaço de destaque e diferente nesse espaço acima da bancada da pia, o que certamente eu não imaginava era as inúmeras possibilidades de fazer um frontão com diferentes tipos de materiais.

A principio achei lindo as pastilha de vidro, mas também fiquei deslumbrado com os ladrilhos hidráulicos, mas para me deixar mais confuso ainda me deparei com o estilo retrô proporcionado pelos azulejos antigos encontrados em cemitérios de azulejos conhecidos também como casa dos azulejos antigos.

A combinação dessas antigas peças dava um destaque único na parede sem correr o risco de você encontrar a mesma disposição das peças ou desenhos em outra casa caracterizando um estilo único.

Na hora de decorar a parede ai a imaginação não tem limite e a aplicação desse revestimento não necessariamente se restringe a frontão de pias ou lavabos mas podem ser aplicados em diferentes ambientes como banheiros, salas ou mesmo no jardim.
  

Ai você diz é isso que quero e se enche de coragem e começa a busca do material, horas depois você percebe que não é tão fácil assim se você deseja uma parede personalizada é necessário paciência e muitas idas e vindas em diferentes lojas, as vezes a peça que você procura pode esta toda empoeirada entre diferentes lotes de azulejos é quase como encontrar uma agulha no palheiro.

Agora se você não não se importa com a exclusividade e acha que esse papo de estilo único é algo muito individualista os fabricantes de revestimento resolveram dar uma forcinha, como já era de se esperar, com o crescimento pela busca por esse tipo de material os grandes fabricantes resolveu explorar esse mercado criando varias linhas de diferentes desenhos e material.

Talvez você diria legal pelo menos agora é mais fácil de encontrar, porém é importante lembrar que nada substitui o brilho das pessoas que tem um dom em em transformar ambientes com seu estilo próprio, para elas nada é mais prazeroso do que pesquisar de loja em loja e ter o prazer no final de deslumbrar uma parede que remete a uma história. Mas uma coisa é certa seja os modelos produzidos em larga escala pelos fabricantes de revestimentos cerâmicos ou mesmo os antigos azulejos encontrados em casas de azulejos ambos não terão um preço nada convidativo, mas tudo depende de gosto e bolso.

ladrilhos- porcelanatos

Mas se assim como eu você sofre das variações externas do ambiente de obra como tempo e dinheiro então porque não usar a criatividade como a bloqueira Thalita que resolveu personalizar os azulejos antigos e sem desenho que já existiam em sua casa com a criação de adesivos na mesma medida de cada azulejo o resultado também ficou muito bom veja.

tileproj5

tile proj6

Recomendo que visitem o site "casa de colorir", lá ela ensina como fazer desde a pesquisa das imagem até a impressão dos modelos escolhidos na gráfica um trabalho muito bom do tipo faça você mesmo.

Agora se você não não é nenhum adepto ao segmento “faça você mesmo” ou se você não tem nenhuma parede com revestimento antigo ja aplicado para fazer esse tipo de trabalho então é melhor você partir para  o plano B que nesse momento dessa postagem ja poderia ser o C, D ou E mas quem disse que é fácil tomar uma decisão principalmente quando essa envolve sua casa o local onde todos os dias você se recolhe para descansar ou confraternizar com os amigos em pensar que o frontão algo de uma simplicidade tão grande poderia ser também tão complexo, nesse momento eu lhe aconselharia um analgésico e depois de uma noite de sono você olha para seu computador e diz preciso pesquisar, parabéns assim como eu você é insistente e não desiste nunca… rs

Após dias e dias de pesquisa visitei vários blog, encontrei muitas respostas mas também junto veio várias dúvidas então comecei a fazer algumas perguntas a mim mesmo o estilo retro é bonito mas ficaria legal no local onde desejo colocar o frontão? E foi assim por meio de critérios que cheguei a uma conclusão.

A ideia foi não alterar muito a característica do local, se fosse em uma cozinha interna a pastilha, os azulejos coloridos ou o ladrilho hidráulico ficaria legal, porém por se tratar de uma área de churrasco e lazer o ambiente ja tinha uma aparência mais rústico como o telhado feito com madeiramento e telhas romanas, a mesa de 2 metros de comprimento feita de madeira trabalhada e para não fugir muito dessa proposta em minhas pesquisas encontrei alguns kits de cerâmicas da porto Ferreira composto por 2 peças do mesmo desenho em cada caixa, a principio comprei mesmo sem saber como ficaria o resultado final, mas assim como estava exposto na loja eu comecei a fazer as combinações intercalando as cerâmicas desenhadas com peças brancas.

IMG_20140408_064221

Dica é sempre bom fazer uma montagem das peças no chão ou mesmo em uma bancada para você ter uma idéia de como deve ficar em sua parede antes mesmo da instalação e isso serve para qualquer material pois na loja você vai encontrar pequenas áreas em exposição do material o que não lhe permite ter uma visão mais ampla de como deverá ficar seu ambiente, em muitos outros casos nem mesmo existe a exposição do material ja instalado.

IMG_20140406_102048
Comecei fazendo o trabalho sobre uma mesa para ter uma idéia de como ficaria  mas só foi me ausentar por alguns minutos que minha esposa alterou toda a combinação do desenho.

IMG_20140406_101648

Sempre é importante uma segunda ou terceira opinião de preferência da família, e tenha cuidado com vendedores lembre-se que eles estão ali para vender, entre em uma loja de material de construção após fazer algumas pesquisas na internet isso deve facilitar a sua decisão.

Agora mesmo tomando todos esses cuidados o planejamento alterado de última hora pode gerar custos ou dificuldades, segundo a “arquiteta” (esposa)  Márcia copiar o modelo da loja não significa que seria a melhor combinação. No entanto com essa mudança implicaria no fato que as peças ficariam repetidas pois não tínhamos alternativas de desenhos diferente e por outro lado o fabricante também tinha um leque de imagem muito limitado, a alternativa então foi tomar cuidado para as peças iguais não ficarem juntas, lado a lado ou uma abaixo da outra.

IMG_20140406_101719

Alterações feitas tiramos uma foto antes de colocar as  peças na caixa  novamente isso tudo para lembrar  no momento da aplicação do revestimento como estavam antes combinadas as peças outra alternativa para facilitar o trabalho do pedreiro é numerar as cerâmicas e a parede com giz mas ainda assim é sempre bom esta atento pois o kit é composto de 2 peças por caixa e caso seja aplicada errada pode quebrar durante a remoção e perder uma peça pode implicar em ter que correr na loja de material de construção e correndo o risco de não encontrar o mesmo modelo para retirada de imediato.

É verdade que o que dificultou a disposição das peças foi o tamanho da pia que de 2,70m de comprimento e o limite de desenhos fornecido pelo fabricante porém em ambientes menores as possibilidades de combinações  aumenta e importante tenha tudo isso em mente antes de comprar o material.

Mas o mais importante é que no final o resultado me impressionou muito, veja como era a parede antes:

PIC_0074

PIC_0076 
E como ficou…..

IMG_20140809_110723

IMG_20140809_110746

IMG_20140809_110809

IMG_20140809_110918

Ainda falta alguns detalhes como o fogão cooktop a ser instalado na bancada da pia do lado oposto da churrasqueira e o gabinete mas isso é assunto para um outra postagem, o mais importante é planejar tudo antes defina os pontos de tomadas a altura do frontão, no meu caso as cerâmicas com as medidas de 33x45 não necessitou de nenhum tipo de recorte o que comprometeria a qualidade do serviço, ja a altura de duas peças é exatamente o recomendado para colocar um exaustor.

O custo de cada kit ficou em R$35,00 e foi necessário 5 kits, deixei de comprar dois modelos de desenhos diferentes porque não encontrei em nenhuma loja da região então é bom comprar com antecedência, enfim espero que tenham gostado assim como eu do resultado e até uma próxima postagem.


Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário