Nicho em Drywall para Forno de Embutir

Olá pessoal ! Alguém já parou para colocar na calculadora o quanto se gasta em uma reforma? Normalmente no processo de construção os itens que tem maior custo é do acabamento mas e quando estamos entre a fase de acabamento e decoração? Se assim como eu o orçamento estiver apertado use a criatividade!
  



Com a pia ja instalada era necessário um gabinete já com o espaço do forno de embutir mas entre reforma e muita sujeira pensei em algo provisório, e cortando os gastos acabei cortando também o gabinete fiquei apenas com a idéia do nicho, encontrei alguns modelos de nichos pré fabricados tanto no modelo vertical como horizontal, embora o custo fosse baixo nenhum se enquadrava no meu projeto que era embutir um forno embaixo da pia.



 Então me fiz a seguinte pergunta.... "Porque não fazer um nicho em Drywall?". Não demorou muito e logo estava em frente ao computador buscando ajuda do "São Google"!  rs



Para minha surpresa o que não sabia era que não havia nenhum outro louco que tivesse tido a mesma idéia ou que ao menos tivesse publicado seu projeto na rede, pensei nas possibilidade que poderia desmotivar alguém a não seguir adiante com um projeto como esse e dentei identificar os prós e contras entre o gesso e a madeira,  logo imaginei que a água poderia ser um fator importante já que gesso e a umidade definitivamente não combina mas o fato é que hoje existe três tipos de placas de gesso a RF resistente a fogo, a normal que não tem nenhum aditivo de proteção em sua composição e a RU que é resistente a umidade a qual é inclusive utilizado na construção de banheiros.

Nos prós e contra não encontrei nada mais desfavorável do que a água para ambos materiais e essa já não era o problema central pois só haveria problema se o gesso fosse molhado em abundância e isso não faria sentido porque a aguá em excesso também danificaria a madeira que é a matéria prima principal de todas marcenarias.

Mas ai você se pergunta e o gaveteiro? No meu caso a pia não precisa ter o gaveteiro porque ja tem no armário de cozinha que fica a distância de 1 metro da pia tudo muito pratico ao alcance das mãos, mas mesmo se o gabinete da pia fosse todo de Drywall seria possivel colocar embutido um gaveteiro de madeira.

E foi assim com pouca habilidade porém com muita determinação que eu mesmo resolvi criar um Nicho em Drywall para embutir um forno a gás logo abaixo da pia da cozinha, e um projeto que inicialmente seria provisório começou se tornar definitivo sendo assim levei em consideração como seria todo restante do gabinete da pia pois se atentar somente ao nicho poderia ser um erro.


Comprei o Forno a Gás Brastemp Clean 77 Litros Inox Espelhado a um custo de R$1.368,48 na www.econtinental.com.br. 


Montagem

Primeiro iniciei a construção da parede lateral do Nicho com os perfis de aço.



Após isso fiz a base que sustentaria o forno, sempre de olho no manual para fazer nas medidas informadas pelo fabricante.





Esse modelo de forno que comprei tem ventilação frontal o que dispensaria a ventilação interna dentro no nicho mas mesmo assim resolvi fazer três furos a base onde seria apoiado o Forno, pois além da questão da temperatura levei em consideração que o Forno é a Gás e caso tivesse problema de vazamento o ideal seria o gás não ficar acumulado em um local fechado.


A passagem de gás já estava previamente instalada.


Após colocar a chapa de Drywall na base do nicho e parafusar chegou o momento de fechar as laterais e veda as juntas com massa corrida, do lado interno do nicho foi usado essa chapa rosa de Gesso (RF) a qual é resistente a fogo. 



Na foto abaixo da para verificar que parte externa (lateral)  ainda esta sem a chapa de gesso RU.




Normalmente se recomenda colocar as tomadas que sera ligado o forno fora do nicho mas no meu caso como o ponto ja estava instalado no local, resolvi investir em fios de 6mm de boa qualidade mas sempre de preferência para as tomadas fora do nicho, na foto abaixo tem uma tomada de 20 amperes que é para ligar o Grill do forno e a outra tomada é do cooktop que ficara instalado acima do forno.






Essa é uma visão da parte superior pelo recorte na pedra do granito onde vai ficar o Cooktop.



Nessa imagem da para ve o rasgo que fiz na parte frontal para colocar a grade de ventilação do Cooktop.


Realizei o fechamento entre o forno e o Cooktop com a chapa de gesso RF mas deixando uma de suas partes solta para manutenções futura no forno sem a necessidade de tirar o mesmo do local ja que ele é parafusado e o Cooktop e muito mais simples de remover pois ele fica apenas apoiado na pedra da pia.


A distância minima entre o Forno e o Cooktop é de 20cm. Mas coloquei essa chapa de gesso para diminuir a temperatura embaixo do Cooktop gerado pelo forno e principalmente para evitar que os vapores do Forno atingisse o Cooktop.


Abrindo a tampa tem acesso direto a tubulação de entrada de gás e a parte elétrica.


A conexão do tubo de cobre direto na entrada de gás do fogão dispensou o uso de mangueira que normalmente tem uma validade de no máximo 5 anos ja o cobre não existe um prazo determinado.


Importante deixar a fiação elétrica do Cooktop não muito curto para depois que remover o Cooktop ser possivel apoiar ele ao lado, sempre fazendo isso com o disjuntor do quadro elétrico desligado.


Para o acabamento frontal usei uma das face dessas divisória de escritório e cortei exatamente do tamanho do nicho já deixando a saída de ar que sera fechada parcialmente com grades de ventilação.


É importante informar que a colocação da chapa de divisória foi uma alternativa visto que era um material que já tinha em casa e seria descartado após a reforma da casa sem considerar que o no meu caso devido um erro de projeto a mureta da pia não teve o recuo de 3 a 4 cm em relação a profundidade da pia então obrigatoriamente deveria utilizar um material de espessura menor que 5mm.


O resultado é esse da foto acima é lógico que esteticamente não fica bonito mas esse material sera revestido por uma folha de fórmica que não chega ter nem 1mm de espessura e o leque de opções de cores são enormes, para quem não sabe o que é fórmica certamente ja deve ter visto algum móvel principalmente de cozinha revestido com uma folha lisa sendo que algumas imitam a madeira ja outros tem cores variadas e são chapas que é colada em outra madeira de fundo.



Na parte frontal tem dois rasgos o primeiro que fica na parte superior é para saída de ar quente do Cooktop ja na parte inferior é a saída do ar quente do forno e para identificação rápida de possíveis vazamento de gás


Custo da grade de ventilação R$44,90 a unidade no http://www.mercadolivre.com.br.


Pesquisando na Internet o mesmo modelo de forno encontrei esse gabinete que o proprietário dispensou o uso das grades de ventilação pois como já havia dito esse forno dispensa esse tipo de ventilação já que o próprio forno tem a saída dos vapores pela frente, o que esteticamente pode até ficar mais bonito mas para o caso de segurança de aumento da vida útil do forno certamente a grade de ventilação faz toda diferença.


A lateral da parede do nicho que é de Alvenaria irei utilizar a chapa de divisória também com a fórmica.


A lateral da pia também sera revestida om o chapa de divisória e fórmica ainda a escolher.



A grade de ventilação do  Cooktop ficou muito próximo do forno por opção mesmo, não queria deixar o forno muito baixo, mas no momento da construção do nicho é possivel abaixar mais o forno.









E assim esta o nicho no momento faltando o acabamento frontal e lateral ja o restante do espaço embaixo da pia irei fazer no centro prateleiras em Drywall com chapas RU e fechar com uma porta de correr em vidro fumê, para quem se empolgou na possibilidade de fazer um nicho em Drywall saiba que já existe vários outros móveis feitos a partir desse material, como estantes, guarda roupas além de outros..... da uma pesquisadinha no São Google...  até a próxima!



Share this:

JOIN CONVERSATION

22 comentários:

  1. Ficou Super lindo , eu comprei um forno desse a gas você ja usou o seu ele da Problema , eu vi muitas reclamações sobre ele , e muitos elogios tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jana tudo bem? Olha sim ja testei o forno e o que posso dizer é que ele esquenta muito tanto internamente como também do lado externo exigindo que você tenha muito cuidado para não se queimar porque sua frente esquenta muito e todo calor sai por cima ao contrario do que vi no projeto do fogão que tem saidas de ventilação embaixo da porta embora que eu coloquei a grade de ventilação pensando mais no cooktop porém o calor é muito intenso mesmo. Ja na preparação de alimentos também tem que ter atenção para não perder o time e queimar o que você esta fazendo mas assa muito bem qualquer alimento e o grill tb é ótimo o unico ponto negativo ao meu vê é o calor externo, espero ter ajudado, beijos

      Excluir
  2. Parabéns pelo projeto. Muito bom. Agora me tire uma dúvida: O forno da Brastemp está funcionando adequadamente? Já li sobre problemas de apagamento da chama devido ventilação inadequada, quando se posiciona o forno abaixo do cooktop. As duas grades de ventilação são indispensáveis ou apenas uma resolve? Foi necessário fazer mais furos na base? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávio, desculpa a demora mas estive um pouco distante do blog por motivos pessoais mas estou muito feliz por ter gostado, então eu também ja havia lido alguns relatos sobre esse problema porém nessas pesquisas descobri que a causa do apagamento esta ligada pela baixa ventilação do local e a temperatura muito alta. Então o projeto de nicho para qualquer forno a gás deve levar em consideração a ventilação e esse modelo de forno de fato esquenta muito mesmo é normal do modelo, espero ter lhe ajudado.

      Excluir
    2. E sobre as grades de ventilação o que eu percebi é que o calor ele sobe para o alto então a gade superior é indispensável porém a grade inferior eu acho importante para ter a entrada do ar ambiente e balancear essa temperatura, pensei até em colocar alguns cooler na base para sugar esse ar externo mas não cheguei a fazer porém de fatoa temperatura é alta se você quiser melhorar a ventilação pode colocar dois exaustores de 10 a 15 cm de diâmetro no nicho sendo um puxando o ar externo e outro devolvendo o ar quente para fora do nicho. Mas é apenas uma idéia ja que o meu esta funcionando sem esses recurso.

      Excluir
    3. Fernando Boa tarde,queria tirar uma duvida com VC . Gostaria de saber se posso pode me ajudar. Estou reformando minha cozinha e estou sem condições agora de comprar um forninho e tenho um fogão novo Electrolux 2 fornos . Queria saber se posso usar ele em uma torre mas só pra usar os fornos e desativar as bocas???? Aguardo resposta!!!

      Excluir
  3. nossa!!! estava em uma situação parecida.... fazer em madeira ou contratar alguem esta muito caro foi quando pensei em fazer em alvenaria, ou gesso ou qualquer outra coisa que fosse mais em conta....felizmente ja havia outro louco com a mesma ideia.... e foi o unico!!! nao achei mais nada na internet parecido! Parabens e obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Perla, desculpa a demora mas estive um pouco distante do blog por motivos pessoais mas estou muito feliz por ter gostado, é verdade não tem muito material na internet falando sobre o assunto. Mas o importante desse projeto e a ventilação por uma questão de segurança além de aumentar a vida útil do seu eletrodoméstico. É isso ai obrigado....

      Excluir
  4. Gostei muito quero fazer assim tbm ajudou muito parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine, desculpa a demora mas estive um pouco distante do blog por motivos pessoais mas estou muito feliz por ter gostado, obrigado.

      Excluir
  5. muito legal.
    uma duvida
    onde vc comprou os perfil em aço? vou ter que fazer algo parecido com a sua ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá você pode encontrar em lojas que trabalham com gesso porém hoje os grandes depósitos de materiais de construção também tem vendido esse tipo de material como por exemplo a Copafer e a Leroy Merlin, agora cuidado existe uma diferença de preço de até 100% entre essas lojas para determinados tipos de materiais então pesquisa bastante antes de fechar a compra.

      Excluir
  6. PQP, um trabalhão e custo alto somados todo o material utilizado e mão de obra e preço do forno e cooktop separados, etc. Mas beleza é beleza e paga-se por isso. Um fogão ja com forno, não sendo cooktop, de qualidade sai mais barato e exige menos cuidados e facilidade na manutenção. È apenas um ponto de vista. Valeu pelo esforço, criatividade e generosidade em dispor tais informações com esse post. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia "Consult" não sei se percebeu mas o cooktop é elétrico e o forno é a gás, que eu saiba não existe um fogão ainda flex como os veículos automotores atualmente....rs, pelo menos não conheço.
      Antes de iniciar esse projeto pesquisei muito e o fogão elétrico eu verifiquei que o custo com o gasto de energia é equivalente ao valor que teria com o gás e sendo ainda o fogão elétrico por INDUÇÃO a economia de energia seria maior ainda porque fica concentrada somente no campo magnético gerado na base da panela, além de tudo isso tem a facilidade de limpeza desse fogão (vidro reto), e mais as penelas ficam mais limpas por fora ao contrario do fogão a gás que tem o contato direto das bases das panelas com as chamas junto com os resíduos (sujeira) eliminados pelo gás o que deixa as panelas mais escuras resultado daquelas famosas chamas de cor amarelada. Já o forno a gás foi uma opção visto que o tempo de uso do forno e muito maior que o fogão então o que era até então economia e praticidade poderia se tornar uma despesa desagradável ainda mais se a energia local estivesse na bandeira vermelha. Mas enfim não foi apenas uma questão de "beleza" e sim custo beneficio aliado com a praticidade, a mão de obra foi minha e o custo foi zero, alias esse é o proposito do blog estimular as pessoas ao "faça você mesmo" se as pessoas pensarem no trabalho que da fazer algo e não o prazer que proporciona certamente terá uma visão como a sua, e o drywall eu usei restos de chapas e perfis de outros projetos o que é conscientização de reaproveitamento de materiais, espero ter lhe ajudado com essas informações.

      Excluir
    2. Olá, estava procurando idéias pra fazer um nicho para meu forno eletrico Brastemp e meu microondas da mesma linha. Adorei seu projeto e vou adotá-lo. Quanto ao comentário feito anteriormente, concordo plenamente contigo. Cada qual sabe o que é melhor para si. Parabéns pela resposta e pelo projeto.

      Excluir
    3. Obrigado pelos elogios fico feliz em lhe ajudar nesse ponto de partida do seu projeto. E a idéia é essa do blog além do faça você mesmo o foco principal é compartilhar idéias que podem ser útil para algumas pessoas. Muito obrigado.

      Excluir
  7. Ainda não Pis em prática mas a meses penso em algo parecido porém seria forno em torre acima da bancada e com dois nichos um para o forno e um para embutir o micro-ondas!! E havia pensado em fazer com placa cimenticia e aplicar revestimento em cerâmica por cima ! Por enquanto é pensamento mas vendo seu projeto "clareou" ainda mais minhas ideias !! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Fernando adorei seu projeto! Fiz algo semelhante em casa. Qto as grades de ventilação precisarei colocar tbm mas esteticamente falando não gosto muito, estava pensando em deixar aberturas na própria fórmica mas será que daria o mesmo resultado? Obrigada e parabens!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fernando, tudo bem?
    Sei que já faz bastante tempo que você postou este tópico. Porém, acho que esta é uma vantagem para que você consiga responder a minha dúvida. Ao longo desse tempo, sua solução se mostrou eficiente? As placas de gesso continuam firmes? Não empenaram com o calor?
    Percebi que você instalou as placas nas laterais do forno, deixando apenas um pequeno espaço, como normalmente indicam os manuais dos fornos. Qual a distância que você deixou? Estou fazendo meu móvel de MDF. Porém, os próprios fabricantes de MDF não recomendam contato com altas temperaturas. Então, existe um descompasso entre os requisitos do eletro e do material do móvel.
    Por isso, estou pensando em usar uma placa de drywall rosa em cada lateral do forno, entre o forno e o MDF do móvel, para proteger a marcenaria. Acha uma boa ideia?
    Eduardo

    ResponderExcluir
  10. Ficou muito bonito seu projeto, aqui em casa meu esposo fez um balcão usando drywall e tbm fechou um vitro,e colocamos papel de parede para dar um diferencial. Agora estou buscando ideias para fazer um nicho em baixo do Cooktop,para colocar meu forno elétrico.

    ResponderExcluir
  11. Adorei, parabéns!!Há alguns dias estou quebrando a cabeça para pensar em como embutir um forno na minha cozinha sem gastar muito, e sou da turminha do faça vc mesmo. Foi assim que comecei a fazer doces, por causa do aniversário da minha filha. Me vi sem condições de comprar bolo, doces e salgados. Logo pensei bora fazer. Hoje vendo bolos e doces, mais que dobramos nossa renda familiar.
    Segundo um comentário, que questiona sobre se vale a pena todo esse trabalho? Acredito que poucos trocam um fogão por cooktop e forno simplesmente por beleza. Você pesquisou se compensava o gastos, ou seja, os prós e contras.
    Eu também analisei bastante esses critérios, como também praticidade em limpeza, capacidade e não só isso, mas o espaço físico do forno, que pra mim é fundamental. Assim teria um cooktop de 4 bocas que atende minhas necessidades, porém, com um forno compatível com um fogão de 5 bocas, extremamente necessário aqui em casa.
    Novamente parabenizo você pelo projetoe principalmente disponibilizar na rede essa ótima idéia.

    ResponderExcluir