Banheiro em Drywall !



Olá Pessoal!!! Um dos grandes problemas de pessoas que compra um imóvel já "pronto" é saber se pode alterar algum comodo, derrubar parede sem comprometer a estrutura do imóvel.

Nesse caso é necessário contratar um Engenheiro e até mesmo levar a conhecimento da prefeitura a alteração da planta do imóvel que se deseja fazer, é por isso que hoje existem vários apartamentos que tem a separação dos ambientes feitos em Drywall que são chapas de gesso fixadas em estruturas de aço e que não compromete o imóvel caso seja deslocado uma parede de lugar ou não.



As paredes de drywall aceita revestimento cerâmico ou porcelanato desde que a argamassa seja ACIII, ou apenas uma pintura se assim desejar.

Paredes que levam revestimento cerâmico é importante que os montantes (perfis de aço) que sustentam as placas de gesso fiquem no máximo 40 cm de distância um do outro para evitar que o gesso com o peso do revestimento crie barriga ou mesmo venha soltar o revestimento.

É importante lembrar que as paredes em Drywall não são paredes tão resistentes como ocorre na paredes de alvenaria mas isso não significa que você precisa se preocupar que ao tropeçar e cair contra uma parede dessa ela não vai desabar, mas caso tenha intenção de colocar algo pendurado nela é bom fazer um reforço interno com chapas de madeira ou aço como a madeira no topo da imagem acima.


Aqui e a parede de Drywall ja montada faltando apenas a pintura, levou apenas 1 dia para levantar as paredes do banheiro, quem levantou foi meu cunhado José que ja trabalha na área com o auxilio de meu sobrinho Michael.

A idéia era de levantar umaa parede embaixo de uma viga que faz parte da laje onde sustenta as caixas d'água e aproveitar a mesma laje que existe no local como teto para o banheiro.

Sala do piso abaixo da área de serviços.

A área de serviços foi o local em que decidi fazer o banheiro mas para isso não poderia comprometer o piso abaixo, pois a regra em todas casas de alvenaria é parede encima de parede ou encima de uma viga feita para suportar esse peso. Seguindo essa regra na imagem acima é possivel perceber que no piso abaixo não havia nenhuma condição para fazer uma outra parede acima dele.

A solução foi o Drywall que se encaixava de forma perfeita já que o peso do metro quadrado de uma parede em Drywall fica torno de 25kg uma parede de alvenaria chega a pesa 165kg, no caso da alvenaria multiplicado a metragem total da parede poderia chegar a mais de 1 tonelada.



Material decidido a obra o banheiro foi iniciado.
Aqui é a visão interna do banheiro foi usado a placa de Gesso RU que é resistente a umidade, é possivel vê que as instalações hidráulicas e elétrica podem passar por dentro da parede.


Por esse angulo se tem a visão da porta e das placas de gesso com massa corrida para corrigir as juntas entre as placas ou riscos no gesso decorrente do transporte ou manuseio. Uma dica não compre as portas próprias para Drywall elas tem um custo muito alto e tem madereiras que já cortam o batente sobre medida, a Pinezzi é uma madereira que vende esse tipo de batente.


Essa parede foi revestida com cerâmica e deixado o espaço para um nicho, a profundidade do nicho vai depender da espessura que você deseja deixar a parede, isso sera determinado pela largura dos perfis de aço  (montante) que possui 3 medidas: 48, 70 e 90mm sem levar em consideração as chapas de gesso que somada o lado interno e externo aumenta a espessura da parede em mais 2 cm.



Nicho revestido com pastilha de vidro a mesma que faz parte da faixa que contorna todo o banheiro, falta o acabamento em torno do nicho e o porcelanato na base.


Ducha higiênica, parece ser bem simples mas precisa ser estudado desde o lado que a ducha vai ser instalada ao lado do vaso sanitário pois existem pessoas destras e canhotas bem como a melhor altura que deve ficar o engate da mangueira para não arrastar no chão e também para não ficar curta demais impossibilitando de que seja feita seu uso. 


O espelho tem 1 metro quadrado e é estilo bisotê que tem as bordas chanfradas é importante também levar em consideração a cuba de apoio como a altura final e não a altura da bancada com exceção quando não existe a cuba de apoio nesse caso se leva em consideração a altura final da pia.



Sistema de ventilação com janela modelo maxim-ar e teto protegido com tinta anti mofo, o rejunte da parede é epóxi que diminui a sujeira acumulada com o tempo.


O box incolor tem um custo mais baixo no entanto ele foi escolhido porque o banheiro não é tão grande e um vidro que escondesse o outro lado diminuiria essa sensação de amplitude ou continuação.


Instalada Saboneteira de Porcelana


A entrada do banheiro também recebeu massa corrida.


O banheiro ainda não estava finalizado mas colocamos o tapete e o suporte de papel higiênico para ter uma idêia do resultado final,

A decoração ficou por conta da Márcia minha esposa 

O Drywall é um material que tem inúmeras vantagem ele não acumula entulho como na alvenaria é mais leve do que a alvenaria, o tempo de construção é muito rápido e não compromete a estrutura do imóvel, quando usado em outros ambientes pode ser feito um isolamento acústico e térmico dentro das paredes com lã de vidro.

Espero que tenham gostado do resultado! Um forte abraços a todos.....


Share this:

JOIN CONVERSATION

9 comentários:

  1. Olá, qual foi o seu custo médio para construção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpa a demora mas estive um pouco distante do blog por motivos pessoais mas estou muito feliz que tenha gostado, o custo do material é baixo comparado com a construção de alvenaria o que pode tornar caro é a mão de obra agora as portas eu recomendo que você compre fora das lojas que vendem as chapas de gesso visto que lá é muito caro uma porta ja montada, pesquisa na internet a madereira pinezzi pois eles vendem os batentes na medida da sua parede de drywall agora é importante você avaliar o custo beneficio, pois em um dia esse banheiro foi feito sem nenhuma sujeira ja na alvenaria certamente levaria em média de 4 a 7 dias para ficar pronto sem contar a sujeira. No meu caso o banheiro de drywall também foi necessário devido a estrutura da casa a idéia era diminuir o máximo de carga na laje. O custo depende diretamente na metragem do espaço que você deseja construir mais gastei em torno de R$600,00. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Olá
      Você trabalha com isso. Poderia indicar alguém que realiza esse tipo de trabalho?
      Como está o seu banheiro depois desses meses em uso?

      Excluir
  2. Excelente! Eu e o meu marido fizemos na nossa casa uma ampliação em Steel frame e as ideias do seu banheiro muito nos ajudaram! Obrigada...

    ResponderExcluir
  3. os azulejos e pisos foram assentados em cima do gesso se foram nao da infiltração

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Será q é possível fazer um lavabo com dryall em um espaço bem pequeno? Gostaria de fazer na minha lavanderia.

    ResponderExcluir
  5. O que vc recomenda fazer para eu instalar uma pia de granito numa parede de dryawall? Eu acho que NÃO aguenta. Pensei em colocar a pia com pés.

    ResponderExcluir
  6. Sabe me dizer se posso impermeabilizar toda a minha parede de gesso e depois vim com a cerâmica por cima? Sabe qual impermeabilizande usar?

    ResponderExcluir
  7. Olá! Boa tarde... Gostaria de saber se os senhores autorizam que eu use todo o procedimento para a apresentação do meu TCC?
    E se possível gostaria de saber mais algumas informações. Desde já agradeço

    ResponderExcluir