Corredor Clean - Que faça-se a Luz


"Disse Deus: faça-se a luz, e fez-se a luz. E viu Deus que a luz era boa, e dividiu a luz das trevas. E chamou à luz dia e às trevas noite."

BÍBLIA, Gênesis, 1-3, 4, 5


Tudo bem não sou Deus mas viver nas trevas também não dá né então quais são as soluções para iluminar com a luz natural um ambiente fechado?

A minha saga começa logo na entrada da casa que se da por um corredor lateral que é fechado por um telhado com telhas romanas a mais ou menos 8 metros de altura a partir do piso, uma solução simples seria retirar as telhas que cobrem o corredor porém a chuva seria outro problema já que o corredor é o local de acesso não somente da casa térrea mas também ao segundo pavimento por meio de uma escada engatada a parede.

A solução ideal então seria investir em um telhado de policarbonato retrátil porém de custo muito alto, mas resolveria tanto o problema de ventilação como iluminação....

Modelo de telhado retrátil que pode ser motorizado ou manual.

O plano B para um orçamento mais modesto seria a troca das telhas romanas de barro por telhas de vidro que resolveria a iluminação.

E assim foi realizado a troca de várias telhas que cobriam o corredor aumentando a luminosidade natural em 95%.


Foi colocado três fileiras de telhas romana de vidro mas poderia ser colocado até 4 fileiras.


Por segurança coloquei embaixo das telhas de vidro uma tela trançada de aço galvanizado.


Problema do telhado resolvido chegou o momento de dar uma cor as paredes do corredor que abrigava o cinza escuro do reboco, sendo assim na altura da casa térrea foi assentado o revestimento Incefra modelo HD-34730 nas duas paredes laterais da escada.


Antes de começar o assentamento fiz um teste no chão mesmo para ter uma idéia de como ficaria na parede, como o desenho do revestimento imita a pedra canjiquinha o ideal é colocar a cerâmica na horizontal porém colocar as peças no método amarrado diminui a percepção das juntas (rejunte), modelo que acabou sendo escolhido por mim e nas juntas foi usado o rejunte de cor "corda" muito próximo da cor da cerâmica, pois o objetivo não era destacar individualmente as peças mas sim o conjunto após assentado dando a sensação de continuidade.
Existem várias formas de aplicar um revestimento porém nem todas cerâmicas aceitam as diferentes formas de assentamento devido seu formato ou desenho.


A foto acima é do revestimento Incefra modelo HD-34730, na foto o fabricante colocou no modo prumo ou alinhado.


A cerâmica não são totalmente lisas elas tem um pequeno relevo no desenho dos filetos de canjiquinha.


Essa visão é de dentro da sala a porta ao lado esquerdo é o acesso a casa térrea e as escadas levam para o segundo pavimento.


A escada engatada foi uma alternativa que encontrei para a circulação do ar na cassa térrea visto que embaixo da escada sera um jardim de inverno e esse grande espaço aberto sera fechado com um vidro temperado de 10mm incolor.



Essa é a etapa final do revestimento no corredor na parte térrea ainda falta o vidro lateral, o corrimão e por fim o revestimento da escada.


Segundo Pavimento


Na altura do segundo pavimento fiz o assentamento do Revestimento Hd Fileto Pietra Claro da Pamesa o qual imita a pedra canjiquinha e que destacava o seu relevo com a luz solar que passava pela telha o mesmo revestimento que ja havia comentado na postagem "Decoração de Sala - Parede em Destque"

Fiz o assentamento na face de duas paredes do corredor.



Essa é a visão para quem esta subindo as escadas onde já é possivel vê a parede no ultimo pavimento com uma janela redonda de madeira e destacada com o Revestimento Hd Fileto Pietra Claro da Pamesa.



Essa parede é da lavanderia que fica voltada para o corredor a janela que era apenas uma passagem de ar com tijolo vazado recebeu uma janela redonda de madeira.


Essa é a vista do corredor para quem esta descendo as escadas a janela a frente é uma maxim-ar colocado na suite do quarto de casal e a parede também recebeu o Revestimento Hd Fileto Pietra Claro da Pamesa as demais paredes foi apenas aplicado massa corrida..






A janela de alumínio faz parte de um dos quarto do andar de cima e será pintada em branco.




Revestimento Hd Fileto Pietra Claro da Pamesa.


Mas como era Antes ???



Apenas as paredes rebocadas, a janela da lavanderia e do banheiro foram trocadas.


Essa janela acima deu lugar para uma porta e a janela abaixo com grade foi removida e seu espaço foi aumentado até próximo do piso para entrar iluminação na sala e também para favorecer a visualização do jardim de inverno embaixo da escada a qual até esse momento não existia.


Antiga janela do banheiro de Veneziana.


Nova Janela modelo maxim-ar.





Ainda há muitas coisas a serem feitas mas o mais importante é que a iluminação se fez presente o ambiente é outro, a energia também, espero que essas idéias simples possam ajudar a todos com seus corredores externos. Abraços e até a próxima!

Share this:

JOIN CONVERSATION

7 comentários:

  1. Uau que diferença hein no antes e depois!
    Está ficando linda! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Érica. Na verdade ainda falta o corrimão de Inox que penso colocar na escada a qual também será revestida com granito ou porcelanato estou em dúvida ainda além de outras pequenas reformas como pintura...etc, por isso continue acompanhando em breve terei novidades aqui no blog, mas que bom saber que você gostou, beijos....

      Excluir
  2. Nossa como ficou bacana , gostei bastante da mudança,parabéns .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lindsay! Pois é enquanto a maioria das pessoas coloca a escada dentro da casa eu fui na contramão dessa idéia e resolvi colocar em um corredor externo o qual era pouco aproveitado, ganhei espaço interno na minha sala onde deveria ficar a escada e ainda um jardim de inverno embaixo da escada que da para ser visto da própria sala por meio de uma espaço de 1,80 por 1,80m . Sobre a sala térrea ainda não fiz nenhum post mas em breve terá novidades por isso continue acompanhando o blog em breve terá novas atualizações....Beijos....

      Excluir
  3. Nossa como ficou bacana , gostei bastante da mudança,parabéns .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lindsay! Pois é enquanto a maioria das pessoas coloca a escada dentro da casa eu fui na contramão dessa idéia e resolvi colocar em um corredor externo o qual era pouco aproveitado, ganhei espaço interno na minha sala onde deveria ficar a escada e ainda um jardim de inverno embaixo da escada que da para ser visto da própria sala por meio de uma espaço de 1,80 por 1,80m . Sobre a sala térrea ainda não fiz nenhum post mas em breve terá novidades por isso continue acompanhando o blog em breve terá novas atualizações....Beijos....

      Excluir
  4. Fernando, boa tarde!

    Gostei muito do telhado feio no corredor,gostaria de saber mais a respeito, se puder me chama no e-mail carlos.campacci@gmail.com

    ResponderExcluir