Revestimento com Pedra Caco Mineiro





Olá pessoal hoje irei falar um pouco sobre pedras naturais em uma das minhas visitas a Leroy Merlin que é uma grande loja de material de construção me deparei com a pedra Caco Mineiro exposta em um pouco mais de um metro quadrado logo imaginei como esse material extraído da natureza poderia ficar na área onde fica a churrasqueira.

O  local já tem um ar rustico por conta do telhado de telhas romanas sustentado por vigas de madeiras
expostas, estava decidido, aceitei a idéia de combinar a pedra caco mineiro com o restante do ambiente.

Mas um detalhe essa pedra é mais barato que muitos revestimentos que existem por ai hoje (20/02/2016) essa pedra esta cotada na Leroy Merlin o valor de R$22,90 o metro quadrado.


Essas são as pedras que chegaram e que deram muito trabalho para equipe que descarregou do caminhão, talvez não mais difícil foi o trabalho de assentar elas na parede.


Comecei a fazer o assentamento com a Argamassa Cinza ACII indicada para ambientes externos porém para revestimentos cerâmicos.

Importante avisar que para pedra o correto é a Argamassa ACIII porém antes realizei um teste prévio colando apenas algumas peças na parede e após alguns dias verifiquei se a tonalidade da pedra havia alterado pois a química da argamassa cinza pode escurecer a pedra sendo que nesse caso se recomenda o uso da argamassa branca e por fim testei a aderência da pedra em relação a argamassa utilizada, em todos os testes realizados não tive problemas.


Para rejuntar os espaços entre as pedras usei a Argamassa ACIII Branca para fixar as pedras na parede e manter o espaço das juntas coloquei vários pregos em torno de cada pedra e retirava somente no dia seguinte em que a argamassa já havia secado.


A colocação das pedras é um verdadeiro quebra cabeça e requer muita paciência pois se leva muito tempo para fazer um único metro quadrado nessa fase é possivel entender porque a mão de obra tem um custo tão elevado.


A medida que vai rejuntando o espaço entre as pedras é sempre bom ja ir limpando o excesso com um pano molhado pois essa argamassa depois que seca é praticamente impossível retirar.


Após o rejuntamento chega o momento de impermeabilizar as pedras com resina acrílica, veja que as pedras chega a ter um brilho em dias ensolarados.


A absorção de aguá pela pedra é muito baixa mas se não passar a resina acrílica a tendência é elas escurecerem por conta de sujeira principalmente o rejunte.

 





Uma pingadeira nos beirais também ajuda a evitar que a sujeira escureça as pedras.


Ainda usei a mesma pedra embaixo da escada da sala onde vai ser montado um jardim de inverno.

Olha devo confessar que esse trabalho era para ser feito por um pedreiro que simplesmente desapareceu no dia que combinamos o assentamento, mas encorajado por meu amigo Mauricio comprei uma serra mármore e com muita coragem eu e ele começamos a assentar. O que não sabíamos é o quanto é difícil assentar essas pedras.

 Se você gostou da idéia e gosta de desafios então seja bem vindo, garanto que quando você terminar não será mais a mesma pessoa que começou...rs. Até a próxima.

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários: